sábado, 6 de novembro de 2010

Homenagem da OCIM ao Dr. Júlio Queiroz

Ref.Of.069/2010 Belo Horizonte, 1 de novembro de 2010

Ilmo.

Dr. Júlio Lopes Queiroz Filho

A Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira é uma instituição cívica, filantrópica e cultural que tem como pilar do seu objetivo social um dos mais importantes movimentos sócio/culturais e histórico do Estado de Minas Gerais, a INCONFIDÊNCIA MINEIRA. Tem na sua essência uma das mais importantes premiações ao reconhecimento de pessoas físicas e jurídicas que prestam comprovados serviços à história, a cultura e a sociedade. Merecer uma das comendas da OCIM, no âmbito militar, por exemplo, é quesito importante no curriculum. No âmbito civil tem o conceito e o respeito de toda a sociedade como o “dever cumprido” enquanto cidadão de bem.

É seguidora dos princípios tradicionais da Ordem dos Cavaleiros Hospitalares de Vila Rica, criada na antiga capital de Minas Gerais, possivelmente, pelo inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por volta de 1779, atuando naquela cidade na época da colônia e que paralelamente as atividades assistenciais praticadas, foi também o berço do movimento que mais tarde veria ser conhecida por Inconfidência Mineira.

A OCIM vem desenvolvendo importante trabalho ao longo de sua história pela cultura levando o seu prestígio aos quatro cantos do país, intercedendo, organizando, apoiando e premiando iniciativas culturais. Esta entre as Ordens Cavalheirescas e Humanitárias de caráter liberal e independente do controle de qualquer autarquia ou organização religiosa ou filosófica, se põem como uma das mais antigas do território Nacional atendendo o 3º setor do governo.

A OCIM tem sua sede em Belo Horizonte/MG e O Sítio da Varginha (tombado pelo patrimônio histórico de Minas Gerais), local onde está sendo implantado o projeto do Centro Cultural “Estalagem dos Inconfidentes”. Registrada no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 1996, mantendo sua prestação de conta com os órgãos competentes e seus associados ativos.

Diante do acima exposto, nossa ordem vem respeitosamente convidar vossa Senhoria para a solenidade de comemoração Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 2010 as 10:00 na casa de Tomas Antônio Gonzaga (Secretaria de Cultura de Ouro Preto), localizada rua Cláudio Manoel (ou do Ouvidor), 61 – Centro, onde será a Chancelaria e logo após as 12:00 no Casa da ópera de Vila Rica (Tetro Municipal), onde serão condecorados autoridades, dentre elas o Dr. Júlio Lopes Queiroz Filho, o qual solicitamos sua presença.

Militar – Túnica A2

Forças armadas – correspondente

Civil – Passeio completo

Atenciosamente,

Comendador Celso Rafael de Oliveira

Sereníssimo Grão Mestre Geral da OCIM


Muito Obrigado pela honra meu grande Amigo e Irmão,

Sereníssimo Grão Mestre da OCIM

Celso Rafael